Avançar para o conteúdo principal

Beijinhos de cenoura

Olá!
Como estamos a chegar ao fim-de-semana, deixo-vos esta receita bem docinha para experimentarem :)

Reza a história que a cenoura foi originalmente cultivada na Ásia central e nos países do Médio Oriente, hoje em dia é cultivada e consumida em quase todo o mundo e ainda bem!
Encontramos com mais facilidade a variante laranja, mas existem cenouras de outras cores, desde amarelo a roxo. Este fantástico vegetal foi o primeiro a ser enlatado no início de 1800.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, em pratos doces, salgados ou saladas e os seus benefícios para a saúde são inúmeros, vejam só: 
As cenouras fazem os olhos bonitos: são ricas em beta-caroteno que o nosso fígado consegue transformar em vitamina A, necessário para uma boa visão. O beta-caroteno é também um fantástico anti-aging pois actua como antioxidante e retarda o envelhecimento celular.
As cenouras têm super poderes: contém falcarinol e falcarindiol com propriedades anti-cancro (estudos demonstraram que o consumo de cenoura reduz o risco de cancro do pulmão, mama e cólon). Para além disso os caratenóides (betacaroteno, alfa-caroteno e luteína) presentes nas cenouras estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e ao aumento da esperança de vida.
As cenouras mantém o nosso corpo limpinho: o consumo regular de cenouras reduz os níveis de colesterol pois as suas fibras solúveis ligam-se aos ácidos biliares. Estas fibras também ajudam a limpar o cólon e a vitamina A ajuda o fígado a libertar as toxinas do nosso corpo. 
Encontrei esta informação toda na net, claro está, se pesquisarem vão encontrar ainda mais! 
Agora vamos à receita! A receita dos Beijinhos de cenoura é da Gabriela Oliveira, do seu livro Cozinha Vegetariana para bebés e crianças Cozinha Vegetariana Gabriela Oliveira

Beijinhos de cenoura
4 cenouras médias
1 chávena de tâmaras sem caroço
2 chávenas de côco ralado
Raspa de 1 limão
côco ralado extra para polvilhar

Cozem-se as cenouras, escorrem-se e trituram-se com as tâmaras (aconselho que usem a Bimby ou outro processador com lâmina forte).
Retiram do processador e juntam o côco ralado e a raspa de limão, mexem muito bem para formar uma papa, podem ter de rectificar a quantidade de côco. 
Depois é só fazer bolinhas e passar pelo côco. Leva-se ao frigorífico para solidificar mais, cerca de 4 horas. 
Cá em casa comemos assim que acabei de os fazer e os Beijinhos são bons de qualquer maneira :)

Bons cozinhados, até breve,
Vera

Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...