Avançar para o conteúdo principal

Goma Dofu

Hoje trago-vos uma sobremesa que é quase um remédio!
Esta sobremesa tem como base o Kuzu, uma raíz óptima para quase tudo 😀.

A receita original é do Chef. Marco Fonseca que teve a amabilidade de a partilhar, eu fiz umas pequenas alterações para o possível cá de casa.

Goma Dofu com canela e frutos secos

Goma Dofu
1lt de bebida de amêndoa (podem ver a receita aqui: https://receitasprimavera.blogspot.pt/2017/05/bebida-e-pasta-de-amendoas.html)
6 a 7 c. de sopa de Kuzu
2 c. de sopa de pasta de amêndoas
3 c. de sopa de geleia de milho
1 pitada de sal
Raspa de limão

Dissolvem o Kuzu na bebida, juntam os restantes ingredientes, excepto a raspa de limão, e levam ao lume, a temperatura média, mexendo sempre até ferver.
Adicionam a raspa de limão e envolvem bem, desligam o lume.
Colocam numa forma baixa e, depois de frio, cortam para servir.
Serve-se com xarope de ácer ou redução de fruta, eu preferi com canela e amêndoas e caju tostados 😋

Deixo-vos alguma informação e remédios com Kuzu:

"O kuzu é o amido de uma raiz, que pode adquirir em boas casas de produtos naturais.
O nome técnico desta planta é "Pueraria lobata, Pueraria hirsuta) e é originária do sul da América e das montanhas do Japão. As suas propriedades medicinais são estudadas há séculos e entre elas contam-se as seguintes:
1. O kuzu fortalece e regula a digestão; digere-se facilmente e é rapidamente absorvido pelos intestinos.
2. O pó de kuzu é um amido muito concentrado, que contém mais calorias do que o mel, para a mesma unidade de peso.
O kuzu é especialmente eficaz nos seguintes casos:
* Cansaço geral: o kuzu alivia o cansaço e aumenta a vitalidade.
* Problemas intestinais agudos : especialmente diarreia, incluindo diarreia provocada por cólera ou disenteria.
* Fraqueza intestinal crónica, ou doenças intestinais crónicas como colite ou tuberculose intestinal
* Constipações e gripes
* Febres
* Ajuda a cicatrizar úlceras no estômago, duodeno ou intestinos.
* É bom para pessoas que não conseguem ingerir alimentos sólidos
Creme de Kuzu - Para diarreias ou fraqueza intestinal; como revitalizante; para constipações
Preparação: Dissolva uma colher de chá rasa de kuzu num pouco de água fria. Junte a uma chávena de água fria e deixe levantar fervura enquanto mexe constantemente. Adicione uma pitada de sal ou um pouco de molho de soja shoyu.
Kuzu com Sumo de Maçã - para estimular o apetite; para baixar a febre; para acalmar; torna as fezes mais macias.
Preparação: Adicione ½ chávena de água a ½ chávena de sumo de maçã. Ferva lentamente com 1 colher de chá de pó de kuzu, até que o líquido engrosse.

Bons cozinhados, até breve,
Vera
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos

Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...