Avançar para o conteúdo principal

Beterraba

A beterraba é um vegetal do qual gosto muito, costumo comê-la crua, em saladas ou em sumos, mas na sopa também fica deliciosa, consoante a quantidade que colocarem podem ter uma sopa cor-de-rosinha de princesas ou bem vermelha para os benfiquistas 😂

Hoje deixo-vos esta informação sucinta que encontrei no site do Celeiro https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/beterraba. Espero que vos seja útil!



"A beterraba possui inúmeras propriedades importantes para a saúde humana, além de ser uma importante fonte de antioxidantes. Na Idade Média, era utilizada para tratar inúmeras doenças, em especial as relacionadas com a digestão e o sangue, mas os Romanos já a utilizavam em tratamentos de febres e prisão de ventre. Contém betaína e muitos outros nutrientes, nomeadamente ácido fólico, carotenóides, vitamina B6, fibras, manganês, potássio, vitamina C e ferro. Esta riqueza faz com que seja há muito utilizada como planta/alimento medicinal.

Em nutrição, é cada vez mais utilizada a designação de superalimento e um vegetal que é certamente merecedor deste título é a beterraba, podendo ser consumida nas mais diversas formas: crua (em sumo ou em saladas), cozida, em pickles, em conservas ou até em doces.
De nome científico Beta vulgaris, pertence à família das quenopodiáceas. A beterraba é conhecida pela sua cor, sendo um alimento altamente nutritivo e com inúmeros benefícios. A cor vermelha intensa deste vegetal é-lhe atribuída pela betacianina, sendo este pigmento muito utilizado como corante pela indústria alimentar.
Existem, contudo, variedades de beterraba com outras tonalidades e características. Consoante as mesmas, podem constituir matéria-prima para a produção de açúcar (beterraba sacarina), alimentação animal e até biocombustível. A mais conhecida cor avermelhada da beterraba deve-se a pigmentos da classe das betalaínas, que por sua vez abrange dois pigmentos, as betacianinas (vermelhos) e as betaxantinas (amarelos).
Um dos benefícios mais reconhecidos na beterraba é o seu teor de ferro, sendo por isso vantajosa no caso de anemias ferropénicas. No entanto, a ciência atual tem-lhe evidenciado outras propriedades, nomeadamente a importância dos seus teores de ácido fólico e de ferro para a manutenção e reforço de células sanguíneas saudáveis.
Estudos recentes mostraram também que os seus pigmentos, com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias pelo facto de conterem nitratos, têm um efeito benéfico no sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo. Ou seja, por consequência melhora a circulação e reduz a pressão sanguínea. Os seus teores de ferro, vitamina C e potássio também mostraram ser importantes na normalização da tensão arterial.
A betaína, um aminoácido com propriedades protetoras do fígado e capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue, mostrou reduzir a concentração sanguínea de homocisteína, o que reforça ainda mais a ação benéfica da beterraba na saúde cardiovascular."
Até breve,
Vera

Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...