Avançar para o conteúdo principal

Rissóis de legumes e tempeh

Gostam de pasteis, rissois e afins?
Andei a fazer experiências com massa, consegui fazer uma massa que funciona tanto para rissóis, empadas ou quiches, como para massa fresca 😁 Quero com isto dizer, que fica boa cozida, assada no forno ou mesmo frita.

Fiz estes rissóis de legumes e tempeh que sabem mesmo aos crepes dos restaurantes chineses, mas "em bom"!😜

Rissóis de tempeh

Aqui fica a receita:
Massa:
100gr de farinha sem glúten para todos os usos
1 ovo
1 c. sopa de óleo de girassol
1 c. de sopa de água

Recheio:
2 cenouras cortadas finamente
1/4 de couve coração cortado finamente
1 cebola
1 dente de alho
150gr de tempeh cortado aos cubos pequeninos
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
1 a 2 c. de sopa de óleo de girassol

Começam por confeccionar o recheio, para este arrefecer enquanto fazem a massa.
Numa frigideira, colocam o óleo de girassol com a cebola e o dente de alho picados, deixam aquecer, juntam as cenouras, a couve coração e o tempeh e deixam cozinhar cerca de 20min, no fim adicionam a salsa, o sal e a pimenta e misturam bem. Reservam.

Passam à massa: numa tijela grande, colocam a farinha, fazem um buraquinho no meio e juntam o ovo batido, o óleo e a água e amassam até ficar uma bola de massa homogénea a consistente (podem necessitar de um pouco mais de água!).
Para esticar, usam o rolo da massa ou uma máquina para massa fresca, neste último caso, não estiquem muito fina, pois acaba por se partir.

Esticam um pedaço da massa e imaginam uma linha a dividir a massa ao meio, horizontalmente, colocam colheres de sopa de recheio na metade de cima, dobram a metade de baixo por cima do recheio e cortam a massa recheada, fazendo os rissóis. Tenham o cuidado de verificar se a massa está bem unida. Repitam até terminar a massa e o recheio.
Para cortar podem usar um copo ou uma tijelinha ou até mesmo um cortador de bolachas.

Para cozinhar, podem fazer no forno, basta colocar os rissóis num tabuleiro com papel vegetal e deixar cozer cerca de 20min com o forno a 180º .
Caso prefiram fritos, aqueçam bem o óleo e coloquem os rissóis cuidadosamente, virem a meio da fritura e retirem quando estiverem douradinhos.
Ainda que esta massa não absorva muito a gordura, devem escorrer bem em papel absorvente antes de servir.

Acompanham lindamente com uma salada, millet, quinoa, massa... e ficam ainda mais orientais com molho de soja!

DICA: podem fazer mais quantidade e congelar. Eu coloco os rissóis separados num tabuleiro com papel vegetal  a congelar, quando estão congelados, retiro do tabuleiro e junto todos num saco que já não se pegam.
Para cozinhar estando congelados, se for no forno, não necessitam de descongelar, se forem fritar, convém descongelar um bocadinho (20 min será suficiente ou 1 min no microondas) e depois aquecer bem o óleo.

Bons cozinhados, até breve,
Vera
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos

Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...