Avançar para o conteúdo principal

Beringelas recheadas com caril de cogumelos

Gostam de caril?
Cá em casa há quem adore, quem goste e até quem tolere 😂 Mas para vos dizer a verdade, esta receita ficou simplesmente deliciosa.
Ainda que tenha vários passos, acaba por ser fácil.



Beringelas recheadas com caril de cogumelos

Sem demoras aqui fica a receita:
2 beringelas grandes
250gr de cogumelos
1 cenoura (+/- 100gr)
100gr de abóbora hokkaido
2 dentes de alho
Sal q.b.
1 fio de azeite

1 c. sopa de caril
1 c. chá de curcuma
1 pitada de pimenta preta
1 c. café de gengibre em pó
2 cardamomos
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
Sal q.b.
250ml de creme de côco (ou 1 lata de leite de côco)
100ml de água
2 maçãs reineta
1 c. chá de vinagre umeboshi
Coentros q.b.

A primeira tarefa a realizar é cortar as beringelas ao meio, longitudinalmente e retirar o seu interior, de forma a deixar uma fina espessura. Eu uso uma faca bem afiada e uma colher de sopa. Tenham cuidado para não cortar a pele das beringelas.
Retirado o "miolo", cortam apenas o de 1 das beringelas em cubos (o da outra podem utilizar na sopa, ajuda a dar cremosidade e nutrientes; se não forem utilizar nesse dia, congelem para não oxidar).
Coloquem tanto as beringelas como o "miolo" dentro de água com limão para não oxidar.

Numa frigideira, coloquem os cogumelos cortados aos cubos, bem como a cenoura e a abóbora, também aos cubos, com um fio de azeite, os alhos picados e sal a saltear durante 10 min. Adicionem o "miolo" da beringela e deixem cozinhar.
Ao cozinhar os legumes, estes não libertarão água dentro das beringelas e assim também fica diminuído o tempo no forno.

Enquanto os legumes cozinham, passam ao caril.
Num tacho colocam um fio de azeite com a cebola e os alhos picados, o sal, o caril, a curcuma, a pimenta preta, o gengibre em pó e os cardamomos, não se esqueçam de abrir os cardamomos, pois são as sementes que conferem sabor. Salteiam uns minutos e adicionam o creme de côco, a água a as maçãs reineta raladas.
Deixam cozinhar em lume brando até estar com a cremosidade desejada, adicionam o vinagre umeboshi, envolvem e desligam o fogão.

Por esta altura os legumes também já estarão cozinhados, por isso, passam as beringelas por água, para não saberem a limão e untam o seu interior com um fio de azeite. Colocam as beringelas num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Recheiam cada meia beringela com os legumes e por cima o caril.
Levam ao forno a 180-200º cerca de 20min.
Antes de servir colocam os centros picados.

Estas beringelas acompanham muito bem com millet, quinoa, arroz ou até uma salada.

Beringelas recheadas com caril de cogumelos
Espero que gostem!
Até breve, bons cozinhados,
Vera




Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...