Avançar para o conteúdo principal

Castanha

Gostam de castanhas?
Como o Outono já chegou e já se sente o cheirinho delas assadas pelas ruas, deixo aqui um artigo que encontrei pela net:


"Outrora a castanha representou um dos alimentos base da dieta diária de algumas populações, sendo utilizada como substituto do pão e da batata, como acompanhamento, e na preparação de sopas, purés, e outros pratos. 


Porém, hoje em dia a castanha é tida quase como uma "guloseima" do Outono, existindo a tendência de esta, bem como os restantes frutos oleaginosos (ex. noz, avelã, amêndoa, amendoim, pinhão), serem categorizados de "alimentos proibidos", cujo consumo deve ser evitado. No entanto, por oferecerem diversos benefícios para a saúde, todos eles podem e devem ser introduzidos numa alimentação saudável e equilibrada. 

Nutricionalmente, a castanha destaca-se dos frutos oleaginosos, sendo denominada de fruto amiláceo por ser muito rica em glícidos (hidratos de carbono) complexos (ex: amido), constituindo assim uma boa fonte de energia. Uma pequena porção de castanhas, para além do poder saciante, representa uma fonte de fibras alimentares, com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida da glicose (açúcar) no sangue. 

Apesar de apresentar um teor glicídico superior ao dos restantes frutos oleaginosos, o teor lipídico (gordura) da castanha é significativamente inferior e cerca de 50% da sua composição é água, o que a torna menos calórica. As castanhas possuem, ainda, quantidades apreciáveis de minerais como potássio, ferro e magnésio. 

Por se assemelhar nutricionalmente aos alimentos do grupo dos cereais e derivados (pelo seu elevado teor glicídico), a castanha pode substituir na alimentação diária os alimentos deste grupo, acrescentando diversidade à dieta. Na culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), na confecção de sopas e guisados, e mesmo na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos.

A castanha apesar de ser um fruto sazonal, encontrando-se disponível entre o final de Setembro e meados de Fevereiro, já se encontra disponível no mercado todo o ano, descascada e congelada. Desta forma, poderá desfrutar deste sabor característico, incluindo-o mais frequentemente na sua alimentação diária e inovando os seus cozinhados, de modo a tirar partido das características nutricionais da castanha durante todo o ano. "

Vera Ricardo, Dietista 

Composição nutricional (por 100 g de porção edível) 


Miolo de castanha: 
Energia (Kcal): 185
Água (g): 48,5
Proteína (g): 3,1
Lípidos (g): 1,1
Saturados: 0,2
Monoinsaturados: 0,4
Polinsaturados: 0,4
Glícidos (g): 39,8
Fibra Alimentar (g): 6,1

Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...