Avançar para o conteúdo principal

Douradinhos de tofu com molho de iogurte e menta

Olá! Espero que estejam todos bem!

Hoje a receita é de tofu 😁 Muitas pessoas dizem que não gostam de tofu, que não tem sabor, a verdade é que o tofu tem de ser temperado, tão simples quanto isso. Consoante os temperos que utilizarem, assim ficará o vosso tofu.

Muito resumidamente, o tofu é um alimento feito a partir de soja e nigari, utilizado na cozinha oriental tanto em doces com salgados dada a sua versatilidade. 


Douradinhos de tofu com molho de iogurte e menta

Cá em casa gostamos de tofu e costumo confecciona-lo de várias maneiras. Estes douradinhos ficam muito bonitos e deliciosos, desta vez foram passados na frigideira mas podem cozinhá-los no forno.

Passamos à receita:
1 embalagem de tofu simples
Sal q.b.
Sumo de 1/2 limão
Pimenta preta q.b.
5 c.sopa de farinha de grão ou fécula de batata
Água q.b
Sêmola de milho q.b.
Óleo

Cortam o tofu em paralelepípedos (como os douradinhos!) e temperam com o sal, pimenta e sumo de limão. Se quiserem também podem colocar salsa ou coentros picadinhos.
Misturam a farinha com a água até formar um polme aguado. 
Passam cada paralelepípedo por esse polme e depois pela sêmola de milho e fritam em óleo quente. Assim que estiverem douradinhos é só escorrer sobre papel absorvente.

Caso optem por colocar no forno, basta colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal e regar com um fio de óleo de girassol. Levam ao forno a 180º, de preferência ventilado, até ficarem douradinhos.

Para o molho:
1 iogurte vegetal natural
2 c. sopa de azeite
1 c. sopa de sumo de limão
Sal q.b.
10-12 folhas de hortelã

Juntam todos os ingredientes e trituram bem no processador ou com a varinha mágica. Colocam no frigorifico até servir.

Podem acompanhar com o que quiserem (millet, massa, quinoa, batatinhas...) ou apenas com salada.
Estes douradinhos são excelentes para levar em pic-nics 😉

DICA: existem à venda várias marcas de tofu, eu gosto da marca Shambhala, é uma marca portuguesa que conseguem facilmente encontrar nas lojas Celeiro, Miosótis, Auchan. 
Seja qual for a marca que comprem, optem sempre pelas que utilizam soja biológica, isto é válido para qualquer alimento de soja. A soja que não é biológica é invariavelmente transgénica.

Espero que gostem, até breve!
Vera 

Sempre que possível optem por produtos biológicos e evitem o desperdício


English version
Hello! I hope everyone is doing well!
Today's recipe is for tofu 😁 Many people say they don't like tofu, that it has no flavor, but the truth is that tofu needs to be seasoned, as simple as that. Depending on the seasonings you use, that's how your tofu will turn out.
In short, tofu is a food made from soybeans and nigari, used in oriental cuisine for both sweet and savory dishes due to its versatility.



We like tofu at home, and I usually prepare it in various ways. These breaded tofu pieces are very tasty and beautiful, this time they were cooked in a frying pan, but you can also bake them in the oven.

Let's get to the recipe:
1 block of plain tofu
Salt, to taste
Juice of 1/2 lemon
Black pepper, to taste
5 tbsp chickpea flour or potato starch
Water, as needed
Cornmeal, as needed
Oil

Cut the tofu into parallelepipeds (like nuggets!) and season with salt, pepper, and lemon juice. You can also add chopped parsley or cilantro if you like.
Mix the flour with water until it forms a watery batter.
Dip each parallelepiped in this batter and then in the cornmeal and fry in hot oil. As soon as they are golden brown, drain them on paper towels.
If you choose to bake them, simply place them on a baking sheet lined with parchment paper and drizzle with a little sunflower oil. Bake at 180ºC, preferably with the fan on, until golden brown.

For the sauce:
1 natural plant-based yogurt
2 tbsp olive oil
1 tbsp lemon juice
Salt, to taste
10-12 mint leaves

Combine all the ingredients and blend well in a food processor or with an immersion blender. Chill in the refrigerator until serving.
You can serve them with whatever you like (millet, pasta, quinoa, potatoes...) or just with salad. These breaded tofu pieces are excellent for picnics 😉

I hope you enjoy it, see you soon!
Whenever possible, opt for organic products and avoid waste.


Mensagens populares deste blogue

Pão simples e delicioso / Simple and delicious bread

 Olá a todos, espero que estejam bem! Passado o interregno das férias em que cozinhei mas não publiquei 😂 regresso com uma receita de pão super simples e super delicioso, tudo o que se quer! Andei a explorar o Cookidoo® e encontrei esta receita de "Pão caseiro", à qual fiz umas ligeiras adaptações. O resultado foi muito bom. Para fazerem esta receita vão necessitar de: 🍴300gr de água 🍴10gr de açúcar de côco ou demerara 🍴6 gr de fermento seco (uso Fermipan) 🍴300gr de mix sem gluten de farinha panificável ( 🍴100gr de polvilho doce 🍴100gr de amido de milho 🍴10gr de sal 🍴1c. sobremesa de psillyum + água q.b. para hidratar Modo de preparação na BimbyTM6 Numa taça coloquem o psillyum com a água a hidratar. Reservam. De seguida c oloquem no copo a água, o açúcar, o fermento e aqueçam  2 min/37°C/vel 2 . Adicionem o mix panificável, o polvilho doce e o amido de milho, o sal e o psillyum hidratado e amassem  Amassar /4 min .  Retirem a massa do copo e coloquem num re...

Mix de farinha clara sem glúten

Olá!! Quem não consome gluten já deve ter reparado que há cada vez mais marcas a disponibilizar "mixes" de farinhas para todos os usos. Durante muito tempo utilizei o Mix B da Schar, que funciona muito bem, acontece que a marca alterou a receita e agora nos ingredientes há farinha de arroz, que cá em casa não podemos consumir.  Assim andei a ver novos "mixes" e após alguma pesquisa e experimentação, consegui fazer este com ingredientes 100%seguros 😊  Este mix é de farinha clara, a diferença do mix de farinha escura é a goma xantana, no mix escuro uso farinha de alfarroba. Esta mistura pode ser utilizada em pão, bolos e biscoitos mas também para massa fresca, rissois, empadas...  Para aproximadamente 1kg de mistura necessitam de: 500gr de farinha de milho ou millet 250gr de fécula de batata 150gr de polvilho doce 100gr amido de milho 1c. sopa de linhaça moida* 1c. sobremesa de goma xantana Colocam todas as farinha com excepção da linhaça, numa tijela gra...

Pão para pessoas sem tempo / Bread for speedy people

 Olá, bom Ano Novo! Que seja um ano pleno e feliz para todos 💖 A receita que partilho hoje, é de pão. Gostamos de pão, gostamos mesmo muito de pão e também gostamos de variar nas receitas que fazemos.  Assim, encontrei uma receita no Cookidoo® que é excelente para quando queremos pão mas não queremos esperar que levede 😂 Fiz as devidas alterações e ficou muito bom, é essa a receita que partilho hoje.  Para além das alterações nos ingredientes, utilizei também a cloche da Bimby®: é uma peça de cerâmica que vai ao forno (é quase um forno dentro de outro) e que confere ao pão uma crosta mais crocante e um miolo macio, mas naturalmente que poderá ser cozido no tabuleiro do forno! Vamos à receita?! Vão necessitar de: 350 gr de bebida vegetal (amêndoa ou soja) 50 gr de sumo de limão (1 unid. aprox.) 250 gr de mix de farinha sem gluten  125 gr de amido de milho 125gr de polvilho doce 1 c. chá de psyllium + 50ml de água para hidratar 1 c. chá de sal 1 c. chá de bicarbonato...