Olá!! Espero que estejam bem 😊
Com o calor a chegar, chega também a época dos peixinhos da horta e afins. Penso que já vos tinha dito que adoro esse petisco e até já partilhei a minha receita (vejam aqui), há dias experimentei espargos em modo peixinho da horta e digo-vos que é maravilhosamente bom!
Mas hoje, temos beringela 😁
Para esta receita podem usar as beringelas inteiras (cortando às fatias e retirando a casca) ou aproveitar o meio quando fazem beringelas recheadas, que foi o que fiz. Explicando melhor, quando faço beringelas recheadas, nunca utilizo a totalidade da beringela, por exemplo para 3 beringelas utilizo apenas o interior de 1 e assim sobram os outros interiores. Basta, portanto, retirar o interior da beringela com cuidado, para que saia inteiro e direitinho e depois cortar este interior às fatias, como filetes.
1 beringela cortada em filetes
3 c.sopa de amido de milho
3 c.sopa de farinha de grão
Água com gás q.b. (aprox.60ml)
Sal q.b.
Sumo de limão (opcional)
Óleo para fritar
Tendo já a beringela sem casca e "filetada" envolvem os filetes no amido de milho.
Fazem um polme suave e pouco espesso com a farinha de grão e a água com gás.
Aquecem o óleo e passam cada filete com amido pelo polme, colocam na frigideira com temperatura média-alta, vão virando até ficarem douradinhos.
Colocam a escorrer em papel absorvente e colocam sal por cima. Sirvam com umas rodelas de limão 😋
DICA: a quantidade de amido e de farinha de grão e água com gás depende do tamanho das vossas beringelas, poderão ter de ajustar 😉
Até breve!
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos e evitem o desperdício