Panquecas!
Hoje o meu rapaz chegou da escola a pedir panquecas "ó mãe, são assim pequeninas, do tamanho da minha mão..." Referindo-se a umas mini panquecas que um colega leva para o lanche. Ora, crepes fazemos com frequência mas panquecas gordinhas nem por isso, tive, naturalmente, de procurar a receita original e dar a volta ao texto 😆
Aviso já que ficaram tão boas que até eu fiquei surpreendida! A receita é fácil e rápida, o tamanho das panquecas fica ao vosso critério, estas ficaram do tamanho da palma da mão.
Aqui fica a receita:
180gr de farinha sem glúten panificável
1c. chá de açúcar de côco ou demerara ou outro
1c. chá de fermento para bolo
1c. café de goma xantana
1 pitada de sal
220ml de bebida vegetal (usei de amêndoa)
1 c. sopa de vinagre de sidra
2c. sopa de óleo de girassol
Juntam a bebida com o vinagre e reservam.
Numa taça juntam e misturam todos os ingredientes secos, adicionam o óleo e a bebida com o vinagre e mexem bastante bem para não ficar com grumos.
Colocam uma frigideira antiaderente a aquecer só um fio de óleo, que descartam quando a frigideira ficar quente.
Nesta fase decidem se querem panquecas grandes ou pequenas, consoante a vossa escolha, assim será o tamanho da colher com que vão colocar a massa na frigideira. Se optarem pelas pequenas podem fazer várias em simultâneo.
Com a colher, colocam a massa correspondente a 1panqueca na frigideira, podem alisar e dar forma mais redonda com as costas da colher (se molharem a colher com água é mais fácil), esperam uns minutos até ficar tostadinha e viram. Esperam mais uns minutos e está pronta 😊
Sirvam com xarope de ácer, compotas, mel, chocolate ou fruta fresca.
Espero que gostem.
Até breve, bons e saudáveis cozinhados!
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos e evitem o desperdício