Aceitam mais uma receita de pão?
Nesse caso (acredito que a vossa resposta tenha sido afirmativa 😂) hoje temos pão de ervilha!
A ervilha é mais uma leguminosa fantástica que usamos muito cá em casa. Uso sempre seca e para cozinhar deixo-a de molho durante a noite e no dia seguinte cozo como as outras leguminosas.
Para fazer farinha basta colocar as ervilhas secas na Bimby (ou outro processador), dar uma ou duas "turbabelas" e depois triturar cerca de 30seg, em velocidade crescente até ao 7 (convém ir verificando).
Já vos tinha dado uma receita de pão de ervilha, que usei para fazer Bola de atum (vejam aqui) mas entretanto fiz algumas alterações à receita e gosto mais desta versão.
![]() |
| Pão de ervilha |
Pão de ervilha
500ml de água
1 saqueta de fermento seco1 colher de sopa de azeite
Sal q.b.
280gr de farinha preparada (uso Schar para massa fresca)
80gr de farinha de millet ou milho
80gr de fécula de batata
60gr de farinha de ervilha
Preparação:
No processador (Bimby ou outro) colocar o fermento com a água, sal e azeite a 37º/2min/vel1.
Misturar as farinhas e adicionar ao preparado, 4min/amassar.
Se não tiverem processador, numa taça grande misturam todas as farinhas e o sal, dissolvem o fermento num pouco da água morna e adicionam às farinhas, juntamente com a restante água e azeite. Amassam bem até obter uma massa homogénea.
Deixam esta massa levedar pelo mínimo de 1h a temperatura ambiente. Quanto mais tempo levedar, melhor sairá o vosso pão!
Depois de levedado, colocam numa forma de bolo inglês e levam ao forno a 180-200º durante 40min (o tempo pode variar conforme os fornos, vão verificando!).
Deixem arrefecer numa grade e só depois é que retiram da forma, para ser mais fácil.
Fiz uma pequena pesquisa na Internet e fiquei a saber que as ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, cálcio, potássio, enxofre e ferro, possuem vitaminas K, E, A, B e C.
Fortalecem os ossos e a visão, têm poder antioxidante, anti-inflamatório e cicatrizante e ainda ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue e, por serem ricas em fibras, ainda ajudam na regulação do sistema intestinal.
E para além de tudo isto, são saborosas e facilmente adaptáveis a qualquer receita 😋
Espero que gostem, bons cozinhados!
Até breve,
Vera
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos
