Com a chegada da Primavera chegam também as frutas mais coloridas, um pouco por toda a parte já começam a surgir os moranguinhos, não é?!
Estes que vêem na foto vieram directamente da horta e são genuínos 😂 sem adubos, sem fertilizantes ou outras coisas medonhas e com sabor, cheiro, cor e algumas formas mais estranhas 😃
Bom, com estes morangos decidi fazer iogurtes vegetais. Ficaram deliciosos!!!
![]() |
| Iogurte vegetal de morango |
Vão necessitar de:
800ml de bebida de côco
1/2 colher de sopa de alga ágar-ágar
1 colher de sopa rasa de amido de milho
200gr de morangos
2 a 3 colheres de sopa de açúcar de côco ou demerara
1 iogurte vegetal de côco (gosto dos Harvest Moon)
Colocam os morangos com o açúcar em lume brando durante 5 minutos. Os morangos vão libertar água e eventualmente acabam por se desfazer. Trituram e reservam.
Dissolvem o amido de milho e a ágar-ágar num pouco de bebida vegetal, levam ao lume e deixam ferver 3 minutos. Convém ir mexendo com uma vara de arames para não se pegar ao fundo nem ganhar grumos.
Adicionam o puré de morango, deixam levantar fervura durante 3 a 5 minutos e desligam o lume. Deixam arrefecer até ficar levemente morno.
Quando estiver só morno, adicionam o iogurte vegetal envolvendo bem.
Depois é só colocar nos frascos de iogurte e dentro da iogurteira por cerca de 8h (costumo deixá-los a fazer durante a noite). Devem colocá-los no frigorífico pelo menos 1h antes de os comer.
Bastante simples, não acham?
DICA: quando utilizamos frutas nos iogurtes estas devem ser cozinhadas: ou fazem uma espécie de compota e colocam no fundo dos copinhos ou fazem esta versão. Se a fruta não estiver cozinhada vão fermentar e azedar o vosso iogurte.
Espero que gostem, bons cozinhados,
Vera
Sempre que possível optem por ingredientes biológicos
