Avançar para o conteúdo principal

Beringelas recheadas com caril de cogumelos

Gostam de caril?
Cá em casa há quem adore, quem goste e até quem tolere 😂 Mas para vos dizer a verdade, esta receita ficou simplesmente deliciosa.
Ainda que tenha vários passos, acaba por ser fácil.



Beringelas recheadas com caril de cogumelos

Sem demoras aqui fica a receita:
2 beringelas grandes
250gr de cogumelos
1 cenoura (+/- 100gr)
100gr de abóbora hokkaido
2 dentes de alho
Sal q.b.
1 fio de azeite

1 c. sopa de caril
1 c. chá de curcuma
1 pitada de pimenta preta
1 c. café de gengibre em pó
2 cardamomos
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
Sal q.b.
250ml de creme de côco (ou 1 lata de leite de côco)
100ml de água
2 maçãs reineta
1 c. chá de vinagre umeboshi
Coentros q.b.

A primeira tarefa a realizar é cortar as beringelas ao meio, longitudinalmente e retirar o seu interior, de forma a deixar uma fina espessura. Eu uso uma faca bem afiada e uma colher de sopa. Tenham cuidado para não cortar a pele das beringelas.
Retirado o "miolo", cortam apenas o de 1 das beringelas em cubos (o da outra podem utilizar na sopa, ajuda a dar cremosidade e nutrientes; se não forem utilizar nesse dia, congelem para não oxidar).
Coloquem tanto as beringelas como o "miolo" dentro de água com limão para não oxidar.

Numa frigideira, coloquem os cogumelos cortados aos cubos, bem como a cenoura e a abóbora, também aos cubos, com um fio de azeite, os alhos picados e sal a saltear durante 10 min. Adicionem o "miolo" da beringela e deixem cozinhar.
Ao cozinhar os legumes, estes não libertarão água dentro das beringelas e assim também fica diminuído o tempo no forno.

Enquanto os legumes cozinham, passam ao caril.
Num tacho colocam um fio de azeite com a cebola e os alhos picados, o sal, o caril, a curcuma, a pimenta preta, o gengibre em pó e os cardamomos, não se esqueçam de abrir os cardamomos, pois são as sementes que conferem sabor. Salteiam uns minutos e adicionam o creme de côco, a água a as maçãs reineta raladas.
Deixam cozinhar em lume brando até estar com a cremosidade desejada, adicionam o vinagre umeboshi, envolvem e desligam o fogão.

Por esta altura os legumes também já estarão cozinhados, por isso, passam as beringelas por água, para não saberem a limão e untam o seu interior com um fio de azeite. Colocam as beringelas num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Recheiam cada meia beringela com os legumes e por cima o caril.
Levam ao forno a 180-200º cerca de 20min.
Antes de servir colocam os centros picados.

Estas beringelas acompanham muito bem com millet, quinoa, arroz ou até uma salada.

Beringelas recheadas com caril de cogumelos
Espero que gostem!
Até breve, bons cozinhados,
Vera




Mensagens populares deste blogue

Pão com sementes / Seeded bread

 Olá! Espero que estejam bem. A receita de hoje é de pão. Sem dúvida um dos meus favoritos: fofo, saudável, delicioso e sem glúten 😁😁😁 Encontram a receita original deste pão no Cookidoo® "Pão da Terra", esta é a versão que fazemos cá em casa. Vão necessitar de: 750gr de água 1c.sopa de psyllium + 50gr de água para hidratar 1 c. sopa de xarope de agave 5gr de fermento de padeiro seco 600gr de mix de farinha sem glúten panificável 150gr de amido de milho ou fécula de batata ou polvilho doce 3c.chá de sal 100gr de mistura de sementes (girassol, linhaça, abóbora, sésamo...) Preparação com a Bimby® Forrem 2 formas de bolo inglês com papel vegetal e reservem. Coloquem numa taça 1c.sopa de psyllium com 50gr de água, misturem e deixem hidratar. No copo coloquem a água, o xarope de agave  e o fermento e aqueçam  1 min 10 seg/37°C/vel 1 . Adicionem as farinhas, o sal, o psillyum hidratado e as sementes, envolvam bem com a ajuda da espátula e misturem  1 min/vel 4. Iniciem o...

Tarte fresca de morangos ou tofucake/ Fresh strawberries tart or tofucake

 Olá, espero que estejam bem! Seja semana de férias ou de trabalho, não há nada melhor do que iniciá-la com uma sobremesa, não vos parece?!  Pois para que não digam que não tenho em consideração a "operação biquini", fiquem a saber que é uma sobremesa repleta de bons ingredientes, deliciosa e naturalmente sem glúten, sem lacticínios e vegan. Curiosos? Vamos lá! Vão necessitar de: Massa 200gr de farinha panificável sem glúten   (esta é a nossa receita) 100gr de manteiga vegan ou óleo de côco (podem usar metade de cada) 1/2 c. cha de sal 50gr de água Recheio 1 embalagem de tofu silk (300 gr) 100ml de água 250 ml de bebida vegetal (usei amêndoa) 140gr de açúcar demerara 3 c. sopa de amido de milho Casca de 1 limão (só a parte amarela) 500gr de morangos (ou outra fruta) 50gr de xarope de agave (ou de milho) 1c sopa rasa de agar-agar Morangos q.b. para decorar Preparação na Bimby® Massa: Coloquem no copo todos os ingredientes e misturem 15seg/ vel 6. Formem uma bola com a mass...

Bimbal de maçã e frutos vermelhos e bolo de maçã ao vapor / Bimbal juice and apple cake

 Olá, espero que estejam bem! Hoje partilho convosco uma receita que se faz em pouco mais de 30min e da qual resulta um sumo e um bolo. Curiosos? Encontram ambas as receitas no Cookidoo® mas com pêra, podem naturalmente usar qualquer fruta para o vosso Bimbal, sugiro as mais maduras da fruteira. Para quem tem Bimby, podem fazer com qualquer modelo. Ingredientes: Bimbal  300 g de maçã sem caroços (podem deixar a casca se gostarem) 200gr de frutos vermelhos (usei groselha, mirtilos e framboesas) 50gr de açúcar demerara ou de côco 1lt de água 1 limão Bolo de maçã 60 g de amêndoa sem pele 300gr de maçã 4 ovos 120 g de açúcar demerara 5 g de Vinho do Porto 80 g de amido de milho 1 c. chá de fermento para bolos Óleo de côco e amido de milho para untar e polvilhar a forma. Preparação na Bimby® Bolo de maçã Untem uma forma de coroa com 21cm com o óleo de côco e polvilhem com um pouco de amido de milho. Reservem. Coloquem no copo a amêndoa e pulverizem   5 seg/vel 10 . Adicionem 2...